ELEIÇÕES BRASIL – DILMA REELEITA

Eleições Brasil – Dilma Rousseff (PT) foi reeleita presidente da República nas Eleições Presidências, com 51% dos votos válidos. Ela derrotou o senador Aécio Neves (PSDB).

Partilhar conteúdo

A Presidenta Brasileira continua mais 4 anos nos destinos do maior país da América Latina. A eleição presidencial deste ano foi marcada pelas reviravoltas. A primeira delas provocada por uma tragédia: em 13 de agosto, o candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, morreu em um acidente aéreo em Santos (SP). A campanha eleitoral começara havia pouco mais de um mês e o ex-governador de Pernambuco aparecia em terceiro lugar nas pesquisas, com menos de 10% das intenções de votos. Os levantamentos indicavam que a presidente Dilma Rousseff poderia até vencer no primeiro turno.

A trajetória de Dilma Rousseff

Com a morte de Campos, assumiu a chapa a sua vice, Marina Silva (PSB, ex-PT e ex-PV). A entrada da ex-senadora na disputa alterou completamente o cenário eleitoral. Nas primeiras pesquisas realizadas após a confirmação da candidatura de Marina, ela aparecia em empate técnico com Aécio, com cerca de 20% dos votos totais. Nas pesquisas, Marina cresceu e chegou a empatar com Dilma Rousseff. Nas simulações de segundo turno, Marina superava Dilma.

Fonte: Revista Época